Dicas para Fazer uma boa redação no ENEM e ter uma boa nota

Como escrever a redaçao do enem e ficar entre os melhores

 

redaçao enem

 

O Enem é uma das provas mais importantes na vida dos estudantes. Se for bem feita ela garantirá uma possível vaga em uma universidade, mas para que isso se torne realidade muito estudo deve estar envolvido.

A pressão, livros noite e dia e horas e horas fazendo uma prova, deixam todos com borboletas no estômago, coisa normal, tendo em vista os benefícios que os estudantes poderão receber se fizerem um bom teste. Todos querem tirar uma nota perfeita, entao como fazer uma boa redaçao no enem? Neste material voce terá dicas para escrever e convencer.

Sem dúvidas matérias como matemática, história, português e quaisquer outras, são um desafio a vencer na hora de dar aquela bela estudada, mas a maioria dos candidatos na verdade sofre mais na hora da escrita do texto.

É sempre um mistério o que irá cair como tema e o que se poderá ser debatido. Outra dúvida muito comum é como organizar as ideias para que os avaliadores venham a entender claramente o que está sendo dito. Algumas dicas podem ajudar aqueles que querem ter sucesso na redação do Enem, veja algumas que vão te dar aquela força necessária para conquistar uma pontuaçao alta na hora da prova.

 

Tema

Tenha em mente que o tema das redações nada mais são do que assuntos atuais e que estão presentes nas relações sociais do cotidiano ou notícias jornalísticas de grande destaque. Ficar por dentro de tudo o que está acontecendo é uma boa dica. Uma vez informado de tudo o que está ocorrendo, grandes serão as chances de uma boa redação, pois o avaliador saberá que você está por dentro do assunto.

Não é possível prever qual será o tema da redação, mas como forma de prevenção, o melhor é se informar e ficar antenado em tudo que está em alta em nossas vidas.

 

Cuidado com assuntos e palavras

Falar com conhecimento é ótimo, mas entrar em assuntos polêmicos que no fim não te levarão a nada é ruim, por isso fica a dica: não saia do contexto do assunto. Fique sempre de olho para ver se você não se distancia da abordagem principal.

Evite também palavras difíceis. Além de haver o risco de uma escrita errada, pode acontecer de você errar na significação daquela palavra. Vá com calma e use as palavras que você conhece e que caem bem naquele assunto.

 

 

Coerência e coesão na redaçao

Esses dois aspectos do texto devem ser muito respeitados na hora de escrever a redaçao do enem. A coerência porque você deverá seguir uma linha de raciocínio para não perder o fio da história e a coesão é a estrutura do texto, isto é a forma em que ele será divido.

Em outras palavras, o bom é aquele texto que flua bem, possa ser lido sem qualquer interrupção e possa soar bem. Por isso que a coesão e coerência sempre andam juntas, a fim de dar qualidade ao seu texto na hora da avaliação final.

 

Argumente

As provas são elaboradas para que você argumente e discuta sobre o tema proposto. A banca avaliadora espera que o candidato saiba argumentar diante uma situação sugerida. Descrever sobre o assunto dado é importante, mas argumentar, sem dúvidas é o principal objetivo.

 

Com essas dicas já dá para fazer uma boa redação no Enem e impressionar os avaliadores. Agora é só estudar e seguramente suas notas serao boas. Mas voce pode conferir este material e aprender muito mais.

 

3 técnicas para dobrar a nota de sua redaçao